Câncer de pulmão: cigarro é principal vilão, mas não o único
2019-05-23Cada vez mais diagnosticamos o câncer de pulmão em não fumantes, e a descoberta, nestes casos, tem ocorrido em estágios mais avançados, diante deste novo cenário, que entende o tabagismo como a principal causa, mas não a única.
A exposição ao gás radônio é uma delas. Estudos mostram que essa substância pode estar ligada não só ao câncer de pulmão, mas aos tumores de mama, esôfago e linfoma. O Brasil, que abriga a segunda maior reserva de Tório e Urânio, ainda não realiza um levantamento nacional e não conta com medidas para a mitigação.
Outro fator ligado ao risco de desenvolver a doença é a poluição do ar. Partículas presentes no ar carregam metais pesados e hidrocarbonetos, substâncias que são carcinogênicas.
No Brasil, o padrão de regulamentação da qualidade de ar está desatualizado e não segue os limites preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Tabagismo ainda é primeira causa. Responsável por quase 90% dos casos de câncer de pulmão. O número de fumantes no Brasil teve uma queda, mas o consumo entre jovens aumentou.